top of page
Untitled-design-4.png

PSICOLOGIA
JURÍDICA

O homem é uma arma poderosa, carregada pela genética, apontada pela mente e disparada pela sociedade.

Retângulo 1.png
Retângulo 1.png

A Psicologia Jurídica é a área da psicologia que atua no ambiente da justiça considerando a perspectiva psicológica dos fatos jurídicos.

Este profissional atua em áreas como separação, guarda, interdição, vulnerabilidade social, violência, execução penal e medidas socioeducativas.

A Psicologia Jurídica se subdivide em áreas como Psicologia Forense e Criminal. 

O Psicólogo Jurídico pode trazer para o processo judicial uma crítica, um novo olhar sobre o caso em análise.  Já que esta crítica é um princípio da ciência e contribui para o crescimento e consolidação do conhecimento. A ética da ciência é coerente com a crítica e busca pela verdade. O trabalho de contra-argumentação contribui para melhorar o exercício profissional em cenários jurídicos,  fortalece e amplia o conhecimento na área.

Princípios de argumentação e contra-argumentação no âmbito jurídico ajudam a melhorar a qualidade das demandas e das defesas, permitindo que todos saiam com mais conhecimento.

O PSICÓLOGO pode atuar de duas formas:

FUNDO.png

PSICÓLOGO PERITO
JUDICIAL

Como perito judicial, nomeada pelo Juiz,  atuo na vara criminal, da família, da criança e do adolescente.

 

Elaboro laudos e pareceres, para serem anexados aos processos, a fim de posicionar os operadores do Direito das questões pertinentes solicitadas. 

.

ASSISTENTE TÉCNICO
PERICIAL

É o profissional que é contratado por uma das partes para auxiliar na análise do expediente processual para emitir um LAUDO PERICIAL.

Este trabalho pericial vai mais além de uma perícia, não se concentra em uma crítica a uma perícia psicológica QUE FAZ, mas sim, analisa desde o modo de operação policial, a cadeia de custódia, os elementos probatórios psicológicos e as testemunhas.

 

Pode explicar fenômenos que incidem nas lembranças como as falsas memórias e as suas configurações. Pode apontar também, atitudes coercitivas num interrogatório policial, o perfil de uma vítima ou outro, uma atitude inadequada, outras hipóteses sobre o crime, do ponto de vista da psicologia criminal, forense e investigativa.

lupa 3.jpg perícia psicologica assistente técnico pericial

Serviços executados pelo PSICÓLOGO ASSISTENTE
TÉCNICO PERICIAL

criança.jpg
FUNDO

CRIMES SEXUAIS

Pelo fato de trabalhar como SEXÓLOGA há 32 anos, o interesse nesta área foi decorrente da demanda de Advogados e Juízes que solicitavam explicações e Pareceres.

Assim deu-se a Pós Graduação em PSICOLOGIA JURÍDICA, FORENSE E CRIMINAL, em São Paulo. Posteriormente a Especialização em CRIMINOLOGIA CLÍNICA DOS CRIMES PASSIONAIS, quando permaneci por 3 meses na ITÁLIA (2018), e mais recentemente de 2021 a 2022 concluí o MESTRADO em Psicologia, Psiquiatria e Criminologia dos SEX OFFENDERS (OFENSORES SEXUAIS) na AISF - Associazione Internazionale dei Scienze Forensi,  Itália.   Mestrado que permitiu aprofundar substancialmente o entendimento sobre o ofensor sexual, seus modos de atuação e padrões de comportamento.

 

A Psicologia Criminal tenta construir o percurso da vida de uma pessoa que cometeu um crime e todos os processos psicológicos envolvidos que podem tê-lo levado a cometer o ato criminoso.

Quando se investiga os comportamentos delinquentes e as desordens psicológicas envolvidos na prática de um crime, é possível também que seja aplicada uma pena mais adequada e justa para o indivíduo que está sendo julgado. 

Os Crimes Sexuais especialmente contra menores e adolescentes, pela sua complexidade, requerem um repertório de técnicas específicas para uma adequada elaboração do parecer.

Fazendo um curso sobre a CRIMINOLOGIA CLÍNICA DOS CRIMES PASSIONAIS. 

 

 

Atualmente atuo como CONSULTORA TÉCNICA para o NUCRIA, 15SDP-PCPR,   Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, Polícia Civil do PR, na cidade de Cascavel com as seguintes atividades:

                Treinamento e Desenvolvimento do Projeto Maio Laranja (2023 e                        2024);
                Treinamento com Psicólogos sobre Melhores Estratégias Investigativas                  no DEPOIMENTO ESPECIAL;
                Treinamento à Equipe de Investigadores do NUCRIA.
                Discussões de Casos em andamento.
bottom of page